7 incríveis catedrais do estilo gótico na Europa

folder_openGeral

O estilo gótico e seu valor cultural

O estilo gótico, conhecido como a Arte das Catedrais, desenvolveu-se na Europa, especialmente na França, durante a Idade Média, no florescer do Renascimento do Século XII – uma era de transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que ocorreu na Europa Ocidental. Este movimento vem se contrapor à severidade da escola anterior, a românica, desenvolvida principalmente em Portugal. A arte gótica vigora na Europa até a chegada do Renascimento Italiano, quando o classicismo romperá com esta linguagem artística.

Catedrais estão entre as mais belas construções antigas. Devido à sua localização e importância no contexto das cidades, muitas estão até hoje em ótimo estado de conservação, sendo grandes pontos turísticos europeus. Além da arquitetura, todo o valor histórico e cultural das edificações faz com que elas sejam lugares muito interessantes de se visitar. Nós separamos 7 que possuem predominantemente o estilo gótico, como você pode conferir abaixo:

Catedral de Milão, Itália

Gótico

Localizada de forma imponente na cidade de Milão, na Itália, a construção possui 108 metros de altura, o que equivale aproximadamente a um prédio de 38 andares. Ela é a maior do país, a quinta maior do mundo e teve sua construção iniciada em 1386, sendo concluída somente em 1965. Isso mesmo! A placa indicando o começo da construção está visível até hoje.

Catedral de Burgos, Espanha

Gótico

Localizada na cidade de Burgos, Espanha, a construção dessa catedral foi dedicada à Virgem Maria. As obras tiveram início no ano de 1221 e seguiram até 1567.

Catedral de Notre-Dame de Reims, França

Gótico

Essa catedral é uma das mais importantes da França no estilo gótico, se localizando na cidade de Reims. Segundo os livros de História, vários reis foram coroados dentro dela.

Catedral de Sevilha, Espanha

Gótico

Essa catedral é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo. Fica atrás apenas da Basílica de São Pedro, na Itália, e da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil. A construção da estrutura, baseada no estilo gótico, teve início em 1401 e foi finalizada em 1528. Dado o seu tamanho, ela possui 15 portas, sendo que cada uma delas tem um nome específico, como “porta do batismo” ou “porta do perdão”.

Catedral de Santa Maria del Fiore, Itália

Gótico

Localizada na cidade de Florença, na Itália, essa monumental obra de arte possui como anexos o batistério de São João e a torre do sino, da qual é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

Catedral de York, Inglaterra

Gótico

Está é a maior catedral no estilo gótico no país e se localiza na cidade de York. Construída entre os anos de 1230 e 1472, é conhecida pela “Grande Janela a Oeste”, a maior janela de vidro do mundo.

Catedral de Chartres, França

Gótico

A catedral, localizada em Chartres, na França, foi considerada pela UNESCO como o ponto alto da arquitetura gótica francesa. Desde que foi finalizada, em 1220, teve pouquíssimas modificações.

Lugares fantáticos como estes merecem uma visita, não é mesmo?

Agracedemos o acesso ao nosso Blog e desejamos uma excelente semana à todos!

Boa viagem 🙂

Fonte: Mega Curioso

O post 7 incríveis catedrais do estilo gótico na Europa apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações Relacionadas

Geral

Os 5 melhores aeroportos do mundo

question_answer0
Quais são os melhores, da gentileza dos funcionários à infraestrutura? Confira aqui os aeroportos mais incríveis, estruturalmente e funcionalmente falando.…

Deixe seu Comentário

Menu
[elfsight_whatsapp_chat id=1]
whatsapp icone