Antes de mais nada, uma má notícia: não vai ser nada fácil montar um mochilão pela América Central. Para começar, todos os seus 20 países oficiais merecem uma visita! Das populares Bahamas e Costa Rica, aos menos explorados Santa Lúcia e São Cristóvão e Nevis.
Um misto de natureza privilegiada, custo acessível de viagem, importância histórica e culturas fascinantes são garantias de que vale a pena considerar um mochilão pela América Central como seu próximo plano de viagem. A seguir, conheça dez lugares imperdíveis para incluir no seu roteiro.
Em tempo: além das dicas abaixo, vale também conferir os atrativos de Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago. A América Central é recheada de opções, escolha a sua e viaje!
Tikal, Guatemala
No Norte da Guatemala, está aquela que é considerada a capital do Império Maia na América Central. Tikal foi um dos maiores centros populacionais e culturais da civilização maia, e está situado no departamento de El Petén (voa-se até a charmosa ilha de Flores, depois mais 1h de carro).
Entre as construções do sítio arqueológico, há seis templos-pirâmides, com até 70 metros de altura. Com paisagens impressionantes, esse Patrimônio Histórico da Humanidade já serviu até de cenário da série “Star Wars”.
Caye Caulker, Belize
Um dos hits turísticos da costa de Belize, no Mar do Caribe, a Caye Caulker é uma ilha de cerca de oito quilômetros que mantém um clima bucólico e tranquilo. É também um dos destinos preferido dos mochileiros, que adoram os preços acessíveis e a cultura rastafári da região.
As ruas são de areia, não há trânsito de veículos (apenas carrinhos de golfe ou bikes) e a gastronomia é tão simples quanto saborosa. Um dos passatempos obrigatórios por lá é fazer mergulho (snorkeling), inclusive na famosa Barreira de Corais de Belize, que fica pertinho da ilha.
Ilhas do Milho, Nicarágua
Outra joia do Mar do Caribe, dessa vez a cerca de 50km da costa da Nicarágua, as Corn Islands (Ilhas do Milho, ou ainda conhecida como Islas del Maiz) guardam belas praias e paisagens nada menos que paradisíacas.
São duas ilhas – Big e Little – com praias de areia branca, águas de cor azul-turquesa e muitos coqueiros. Grande parte dos turistas vai pela chance de mergulhar entre os espetaculares recifes e a variada vida marinha, ou ainda pescar em alto-mar. Nos últimos anos, o destino tornou-se um dos mais procurados no país.
Vulcão Poás, Costa Rica
Considerada uma das zonas mais vulcânicas do mundo, a Costa Rica tem sete vulcões ativos e mais de uma centena de inativos. Uma das regiões mais visitadas é do Parque Nacional Vulcão Poás, a cerca de 40km da capital San José.
Desde 1828, foram observadas 39 erupções do Poás, sendo algumas pequenas entre 2006 e 2011. São duas crateras principais, no topo, incluindo uma com mais de um quilômetro de largura e profundidade de 300 metros. Vale a pena caminhar por entre trilhas pela floresta para apreciar paisagens incríveis, incluindo um lago ácido de cor azul-turquesa.
Ilha de Roatán, Honduras
Não é preciso velejar muito desde a costa de Honduras para ver de perto as belezas da Ilha de Roátan. São meros 50km até chegar à maior das “Islas de la Bahía” – que, na verdade, medem apenas 60km de comprimento.
As praias de Roatán estão entre as mais bonitas de todo o Caribe, e a Ilha é cercada por arrecifes repletos da mais rica vida marinha. Ou seja, as condições para praticar snorkeling e mergulho entre suas águas cristalinas são absolutamente fantásticas.
Cidade do Panamá, Panamá
Visitar a capital do Panamá é a chance de ver de perto uma das mais extraordinárias obras humanas do mundo – o Canal do Panamá, com seus 80km de extensão unindo o Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico. Visitar os Miraflores Locks e parar para admirar os navios passando será uma experiência realmente única.
Apesar de moderna, a Cidade do Panamá também preserva resquícios da época em que foi fundada (1519), especialmente nas regiões do Casco Antiguo e de Panamá Viejo, com suas ruínas de pedras consideradas Patrimônio da Humanidade. Destaque ainda para um passeio (a pé ou de bike) pela avenida Amador Causeway, que liga o continente às ilhas da Baía do Panamá, com direito à bela vista da parte mais nova da cidade.
El Tunco, El Salvador
Ainda que geralmente preterida pela maior e mais badalada Santa Ana, El Tunco merece uma atenção especial para quem visita El Salvador. Trata-se de um pequeno vilarejo na região de Libertad, a cerca de uma hora de distância da capital San Salvador, e lá está uma das praias mais elogiadas no país.
Além do fácil deslocamento desde a capital, El Tunco conta com boa estrutura para receber seus visitantes, incluindo preços bastante atraentes. Sol, praia, surfe, boa gastronomia e bons bares para curtir. São motivos mais que suficientes para passar alguns dias preguiçosos por lá, certo?
Nassau, Bahamas
Escolher qual ilha das Bahamas visitar não é tarefa fácil. Na dúvida, escolha a maior delas, Nova Providência, onde fica seu centro financeiro, seu aeroporto internacional e sua capital Nassau. Capital essa que é puro charme – moderna, mas ao mesmo tempo acolhedora e cheia de história (fortalezas, museus, jardins etc.).
Sem falar, claro, nas maravilhosas praias de Nassau, muitas delas públicas e gratuitas. Não dá para deixar de visitar a Cabbage Beach, Jaws Beach, Junkanoo Beach e Saunders Beach, todas bonitas e movimentadas.
Punta Cana, República Dominicana
Frequentemente apontado como o destino mais barato do Caribe, a República Dominicana não perde em nada em beleza e atrativos se comparado aos vizinhos mais ostentadores. São mais 1,5 mil quilômetros de litoral. Com praias paradisíacas e um povo dos mais animados, sempre embalados pelo som do merengue e do reggaeton.
Localizada na Ilha de São Domingos, Punta Cana é um dos hits turísticos do país. A paisagem de cartão-postal inclui coqueiros, recifes de corais e águas calmas ideais para mergulho. Para quem pode/quer ostentar um pouco mais, vale se esbaldar nos mega resorts cheios de bares, restaurantes e cassinos badalados. Ah! América Central e seus paraísos…
Santa Clara, Cuba
Entre tantos destinos imperdíveis para escolher em uma viagem a Cuba, o pequeno município de Santa Clara, no centro da ilha, guarda um passado histórico dos mais interessantes. Foi lá onde travou-se a batalha final da revolução que derrubou o governo de Fulgencio Batista em 1958.
Um dos principais atrativos turísticos atuais de Santa Clara reside no fato de que lá está sepultado o corpo de Ernesto “Che” Guevara. O Memorial e Museu Che Guevara conta com uma estátua de 6,7 metros, além de objetos e muitos relatos da história do líder revolucionário.
Estes são os lugares mais lindos para visitar na América Central, com certeza vale uma visita!
Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais esses lugares encantadores!
Agradecemos o acesso ao nosso Blog e desejamos uma excelente segunda-feira à todos!
Boa viagem!
Fonte: Momondo
O post América Central: 10 lugares incríveis para conhecer apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.