O contato com as belezas naturais da Amazônia é uma fantástica experiência para turistas nacionais ou estrangeiros, não é à toa que o local se consagrou como uma das sete novas maravilhas da natureza.
A exuberância natural desse paraíso convive com a beleza arquitetônica da cidade de Manaus, conhecida como a Paris dos Trópicos. A oportunidade de conhecer o modo de vida dos ribeirinhos, dos índios e do restante da população local tem um valor único para quem visita a Amazônia. Confira agora algumas dicas de viagem e aproveite o máximo da Amazônia!
Organize os itens essenciais para uma grande aventura
Para embarcar nessa aventura, primeiro é preciso organizar os itens da bagagem, certo? Veja o que não pode faltar na sua mochila: protetor solar, chapéu ou boné, óculos de sol, capa de chuva (se for época de inverno) repelente contra insetos, remédio para enjoo (para passeios de barco), um pequeno kit de primeiros socorros com ataduras, pomadas, analgésicos, entre outros produtos que você costuma utilizar em caso de necessidade, e, claro, roupas apropriadas.
Você vai querer caminhar, fazer trilhas na floresta, entrar nas embarcações para ver os jacarés, então, prepare-se para se vestir como um autêntico Indiana Jones brasileiro. Selecione roupas de tecido leve: calças e blusas de manga comprida, para ficar bem protegido. Para os pés, use tênis ou uma bota bem confortável.
Hospede-se em um cruzeiro ou hotel
É possível optar pelas viagens feitas por navio, ou ficar hospedado em um hotel de selva. Tudo dependerá da experiência que você quiser viver. No cruzeiro, a viagem percorre longas distâncias, você dorme em vários lugares diferentes e visualiza diversas paisagens.
A embarcação mais conhecida é o Iberostar Grand Amazon, com capacidade para 150 pessoas. Para quem busca uma opção mais reservada, tem os serviços da Amazon Clipper Cruises, que abriga 16 pessoas e possui cabines com beliches.
Em hotéis de selva você encontrará o conforto de uma excelente e exótica infraestrutura. Algumas construções são feitas nas próprias copas das árvores e você pode até se deparar com um macaco ou uma anta na sua varanda quando sair para o café da manhã. Não é demais?
Os hotéis de selva mais conhecidos são: Juma Amazon Lodge, Cristalino Lodge, Amazon Eco Park e Anavilhanas Jungle Lodge. Todos oferecem uma programação de atividades diárias, traslado e refeições. O Tiwa Amazonas Eco Resort fica bem próximo de Manaus: são apenas 15 minutos de lancha. Além disso, ele possui piscina com bar e internet Wi-Fi.
Descubra as belezas da Amazônia
O melhor da Amazônia é estar na Amazônia. Chegando lá, você receberá diversas sugestões de passeios para um roteiro turístico. Durante as incursões na floresta, é possível avistar pássaros, macacos, jacarés, golfinhos e bichos-preguiça. Você ainda terá a oportunidade de visitar a comunidade indígena, interagir e conhecer a cultura deles.
Faça um passeio pela comunidade ribeirinha, conheça também o Teatro Amazonas, o Zoológico, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, que abriga fotos e vídeos sobre as diversas tribos indígenas que vivem na região. A pesca de piranhas e o tradicional mergulho com os botos cor-de-rosa são muito utilizados pelos turistas. É impossível ficar sem fazer nada quando se está na Amazônia.
Avalie a melhor época para viajar
O período entre dezembro e maio é o mais chuvoso, por isso, os deslocamentos são muito mais acessíveis e existe a possibilidade de fazer percursos maiores, além de passeios de canoa pelos igapós. Do mês de julho até novembro é o tempo da seca, ideal para curtir as praias fluviais, que desaparecem quando o rio está cheio. Enfim, qualquer época é pura adrenalina!
Aprecie a culinária local
A gastronomia da Amazônia é variada e preserva muito da identidade indígena. Os peixes mais consumidos são o tucunaré, tambaqui e o pirarucu, que, quando cozidos, acompanham um pirão feito com farinha de mandioca. As frutas são singulares: cupuaçu, tucumã, pupunha e açaí, entre outras.
A Amazônia é fantástica, não é mesmo?
Desejamos um excelente dia à todos! Obrigado por acompanhar nosso Blog!
Fonte: Canal Off / Globo
O post 5 dicas de viagem para sentir a energia da Amazônia apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.