A Unstad Surf School, em Lofoten, na Noruega, está aberta desde 2003, mas a região foi desbravada em 1963 pelos primeiros surfistas do país: Thor Frantzen e Hans Egil Krane.
Paraíso clássico, porém gelado
Quando se pensa em uma surfe trip ideal, a imaginação logo viaja em busca das ondas perfeitas, das praias paradisíacas e provavelmente do sol quente para aproveitar ao máximo a viagem, seja ela de free surf ou não. Na Unstad Bay não falta beleza, os tubos quebram em sequência, mas o local, cada vez mais procurado por surfistas do mundo inteiro, inclusive os profissionais, foge bastante dessa idealização. Localizada na região ártica da Noruega, no extremo norte do globo terrestre, a baía é casa de uma escola de surfe que desde 2003 desbrava temperaturas negativas para proporcionar aventuras e dropes em uma onda que é para poucos.
A vila, é bem verdade, conhece o surfe desde 1963. A história conta que Thor Frantzen e Hans Egil Krane foram provavelmente os primeiros surfistas da Noruega. Eles trabalhavam a bordo de navios e rodavam o mundo. Certa vez em Sydney, viram os locais surfando e resolveram aprender. Na volta para casa, tiveram que fazer as próprias pranchas e descobriram a região de Unstad. Bem mais tarde, na década de 90, a onda voltou a ser desbravada e em 2016 recebeu a visita do maior nome que já surfou lá: o tricampeão mundial Mick Fanning.
“Surfamos em qualquer temperatura sem qualquer problema. O mar é de uma qualidade impressionante e a água tem temperatura entre 13ºC e -6ºC no inverno”
A escola
A escola de surfe de Unstad, a mais ao norte no mundo, surgiu em 2003, quando Thor Frantzen, o precursor da área, resolveu se mudar para lá de vez. O local reúne clínicas para iniciantes, aliada a uma série de programações que envolvem escalada, pesca, rampas de skate, snowboard, esqui e a incrível oportunidade, se você tiver sorte, de acompanhar de perto uma das experiências mais fantásticas do planeta, a Aurora Boreal.
#ultib3-19340271385acabb5e07c36 {
min-height:50px;
}
#ultib3-19340271385acabb5e07c36 img.ultb3-img {
height: px;
}
#ultib3-19340271385acabb5e07c36 .ultb3-btn {
border:2px solid #750926;border-radius:50px;color:#ffffff;
}
#ultib3-19340271385acabb5e07c36 .ultb3-btn:hover {
background:#750926;color:#ffffff;
}
“Tentar surfar e capturar as imagens que fizemos foi mais difícil do que imaginamos, mas eu fiquei honrado em poder ter apenas o oceano e eu e poder acompanhar aquelas luzes dançando no céu”, disse Mick Fanning sobre a experiência
A escola funciona normalmente durante o Verão, entre os meses de junho e agosto. No restante do ano também fica aberta, mas a programação é feita sob demanda para os mais corajosos e dispostos a encarar temperaturas negativas, apesar de Marion Frantzen, esposa de Thor, garantir que poucos requisitos especiais são necessários para surfar lá.
“Não há dificuldade alguma ou restrição. Usamos apenas roupas adequadas. No Verão, temos temperaturas entre 2ºC e 15ºC. Tom Caroll e Mick Fanning surfaram aqui e somos visitados por surfistas profissionais sempre”
Iluminação natural
Outra particularidade do local é a possibilidade de surfar o quanto você quiser durante o verão. Não entendeu? É que em uma época do ano, o arquipélago de Lofoten, onde fica a Unstad Bay, vive situação peculiar do restante do mundo: luz ininterrupta.
“Além da Aurora Boreal durante o Inverno, no verão, por quase quatro meses, temos sol à meia-noite. Não temos nenhum período de noite e são 24 horas de luz”
Incrível! Não há limites para a prática do surf, nem para a diversão! Especialmente para conhecer novos lugares e culturas!
Desejamos um excelente sábado à todos! Obrigado pelo acesso ao nosso Blog!
Fonte: Globo Esporte
O post Aurora Boreal e neve: conheça a escola de surfe mais ao norte do planeta apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.