Onze países da África estão erguendo uma verdadeira muralha de árvores. A intenção do cinturão verde é diminuir os impactos das mudanças climáticas, mitigar o processo de expansão do deserto do Saara e gerar renda para os habitantes de uma das regiões mais pobres do globo. Extensão: de leste a oeste e alcança 8 mil quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura.
O “Porquê”
O Senegal é a nação mais empenhada no projeto: já foram plantadas mais de 11 milhões de mudas por lá. O país tem experimentado mudanças climáticas abruptas desde o início do século. São inúmeras tempestades de areia (jamais vistas). Além da diminuição da chuva e avanço do deserto do Saara sobre áreas de cultivo de alimentos.
Os líderes dos países dessa região, conhecida como Sahel, enxergam no plantio de árvores uma forma de impedir o avanço do processo de desertificação. Antes, o vento escavava e desgastava o solo, diminuindo as já diminutas reservas de água. Agora, as raízes das árvores mantêm o elemento natural no solo, fazendo com que os poços que estavam secos voltem a encher.
O cinturão começou a ser levado a cabo em 2007 e tem custo estimado de US$ 8 bilhões. Mas não é apenas uma grande barreira de árvores… Em volta de um dos maiores desertos da Terra, o projeto beneficia a população da África subsariana com geração de empregos e a possibilidade de produzir diversas culturas de alimentos.
O mundo precisa muito de inicitivas como essa. Tais medidas e cuidados, são tendências mundiais! O verde do planeta precisa ser protegido, vamos ajudar? Com certeza!
Agradecemos por acessar o Blog do Sr. SIAPE e desejamos uma excelente semana à todos! Que 2018 seja um ano de muito sucesso, alegrias e, principalmente, de novas viagens!
Boa viagem, amigos!!!
Fonte: Mega Curioso
O post Por que está sendo erguida uma muralha de árvores no meio da África? apareceu primeiro em Blog do sr. SIAPE.